Eventos

PERÍODO DESCRIÇÃO
02 e 03 de junho Maratona Caixa do Rio de Janeiro / Family Run. Na Maratona do Rio 2018, o inédito Desafio Cidade Maravilhosa vai oferecer aos apaixonados pelas longas distâncias uma experiência sem precedentes. Os corredores poderão disputar a Meia Maratona Olympikus (21km) no sábado, 02 de junho, além de correr os 42km no domingo, 03 de junho. Todos os corredores que completarem as duas provas receberão uma medalha exclusiva do Desafio.

Local: Praça do Pontal do Tim Maia – Aterro do Flamengo. Mais informações: Maratona

12 e 13 de junho Brasil Solar Power 2018. Ao longo dos dois dias, o Brasil Solar Power irá debater as principais questões visando o desenvolvimento geração de energia pela fonte solar fotovoltaica no país, tanto em Geração Centralizada (GC) quanto em Geração Distribuída (GD), contando com a presença dos principais executivos e autoridades do setor.
Dentre seus participantes, 64% possuem forte poder de influência e decisão em suas empresas – desenvolvedores de projetos, fabricantes de equipamentos, EPCs etc.Com uma programação rica e abrangente, o congresso do BSP traz importantes executivos nacionais e internacionais, bem como as principais autoridades da governança do setor elétrico brasileiro (EPE, ONS, CCEE, Aneel e MME).

Dezenas de players nacionais e internacionais estão reunidos na feira de negócios do Brasil Solar Power.

Fabricantes de módulos, inversores, cabos, estruturas, EPCistas etc. trazem seus produtos e serviços para a exposição.
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: Brasil Solar Power 2018

13 e 14 de junho Show Brinq. Iniciado em 2006 a Showbrinq é sucesso de público e vendas. Trata-se de um evento, pioneiro na região, que reúne expositores dos mais diversos tipos e marcas de brinquedos e é reconhecido como uma importante oportunidade para todos os lojistas e empresários do setor, que buscam conhecer os produtos e novidades do mercado.
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: Show Brinq
17, 22 e 27 de junho Torcida Brasil. O Torcida Brasil conta com ações especiais durante o maior evento de futebol do mundo, com shows, roda de samba, blocos de carnaval e claro, transmissão dos jogos. Serão realizados 3 eventos no Rio de Janeiro, na Marina da Glória (na primeira fase).
Local: Marina da Glória. Mais informações: Torcida Brasil
27 a 29 de junho RIDEX – Rio Internacional Defense Exhibition: Feira de Defesa, Segurança e Offshore. RIDEX – Rio Internacional Defense Exhibition foi criada com o objetivo de reunir profissionais das áreas de Defesa, Segurança e Offshore.

A intenção é mostrar como as forças armadas evoluíram nas áreas militares e civis, por meio da integração da indústria, com a atividade acadêmica e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

A RIDEX é organizada pela EMGEPRON que trará autoridades militares, representantes governamentais e executivos de várias empresas para discutir as oportunidades e desafios da indústria desses segmentos.

Ao longo dos três dias de evento haverá seminários, simpósios, palestras dinâmicas e, na área externa, demonstrações ao vivo de lanchas, navios e aeronaves, na Baía de Guanabara.
Local: Pier Mauá. Mais informações: RIDEX 2018

27 de junho a 04 de julho 20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento, com apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá o 20º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, encontros com escritores, lançamentos de livros, performances de ilustradores e palestras com autores e especialistas em literatura infantil e juvenil. O Salão FNLIJ contará com Biblioteca Bebê, Biblioteca FNLIJ Criança/Jovem, além do Espaço FNLIJ de Leitura e do Espaço do Ilustrador.
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: 20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
20 a 22 de julho Festival de Inverno Rio 2018. A Marina da Glória, um dos lugares mais charmosos do Rio de Janeiro, será o palco da Segunda edição do Festival de Inverno Rio 2018!!! Algumas das atrações: Frejat, Paralamas do Sucesso, Nando Reis.
Local: Marina da Glória. Mais informações: Festival de Inverno
26 a 29 de julho 12 º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 2018. Pela primeira vez a Fundação Oswaldo Cruz terá a satisfação de abrigar um Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, justamente em um ano tão emblemático para a Saúde Pública e Coletiva. Em 2018 completa-se 40 anos da Declaração de Alma-Ata, marco na Atenção primária e na Promoção à Saúde e, 30 anos da Constituição Cidadã, uma constituição que nos trouxe sonhos e esperanças, pois foi nela que se instituiu o Sistema Único de Saúde, o nosso SUS.

O tema deste Congresso não poderia ser mais oportuno: Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia. Estamos vivendo um momento histórico de grande dificuldade para se assegurarem as conquistas no campo da saúde e da cidadania. Poder realizar este que é o maior Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, na Fiocruz, nos traz o desafio de pensar estratégias de proteção e fortalecimento do nosso SUS.
Local: Fiocruz – Campus Manguinhos. Mais informações: 12 º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 2018

01 a 09 de agosto 18º Congresso Internacional de Matemáticos – ICM 2018. O fim do século XIX foi um período muito marcante na história das ciências. A Matemática, em particular, viu surgir uma série de descobertas que vão desde os fundamentos lógicos da disciplina até ramos tradicionais como a Álgebra e a Geometria.

Neste contexto ocorreu em 1897, a 1ª edição do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). Nesta ocasião foram formulados objetivos que norteiam o evento até hoje: estimular os contatos entre matemáticos de diferentes países, apresentar avanços recentes da área e promover cooperação em diversas frentes.

Ao longo dos anos o ICM tem sido um palco privilegiado para a Matemática mundial. Do ponto de vista científico, as discussões e exposições nesses congressos ajudaram a difundir novas áreas de pesquisa e a promover intercâmbios significativos. Em alguns casos, como o da famosa Conferência de Hilbert, em 1900, eventos no congresso acabaram influenciando o desenvolvimento da Matemática por décadas a fio.

O ICM também tem sido um importante instrumento para a internacionalização da Matemática. O congresso venceu as rixas suscitadas pela Primeira Guerra Mundial (em 1932) e as dificuldades de comunicação entre os dois lados da Cortina de Ferro (a partir de 1957). Em anos mais recentes, o Congresso tem procurado facilitar a participação de matemáticos em países em desenvolvimento.

A União Matemática Internacional (IMU) é o organismo que congrega as sociedades matemáticas de países de todo o mundo. Ela foi criada a partir dos ICMs e atualmente supervisiona a realização do Congresso..
Local: Riocentro Exhibition & Convention Center. Mais informações: 18º Congresso Internacional de Matemáticos – ICM 2018

03 e 04 de agosto XIX JORNADA INTERNACIONAL DE COSMIATRIA DA POLICLÍNICA GERAL DO RIO DE JANEIRO. A XVIII Jornada Internacional de Cosmiatria da Policlínica Geral do Rio de Janeiro trouxe para a cidade um encontro específico e direcionado a uma das áreas mais aquecidas da dermatologia. O sucesso da edição anterior tornou o encontro um marco no calendário dos profissionais da área. Repetindo o sucesso do ano passado, o Congresso contará com a coordenação dos doutores André Braz e Andréia Mateus, referências nacionais e internacionais no assunto.
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: XIX JORNADA INTERNACIONAL DE COSMIATRIA
03 e 04 de agosto Tribalistas. Os Tribalistas estão de volta e a partir de julho de 2018 saem na primeira turnê pelo país. Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte se apresentam em nove capitais entre julho e setembro. A parceria entre os três não apenas se solidificou ao longo desses 15 anos como deu origem, no ano passado, a um novo álbum, no qual eles reafirmam em canção o laço afetivo-musical que os une: “somos muitos, quando juntos / somos um só”.
Local: Marina da Glória. Mais informações: Tribalistas
06 a 08 de agosto XXVI Encontro Brasileiro de Administração. “Para onde vai a Administração” é o tema central do XXVI Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), que acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro. Com isso, foram definidas as palestras que tratarão deste assunto tão vital para a profissão em tempos de evoluções e revoluções rápidas. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e pelo Conselho Federal de Administração.

Local: Centro de Convenções Bolsa do Rio – Praça XV de Novembro, 20 – Centro da Cidade, Rio de Janeiro. Mais informações: Enbra

14 a 16 de agosto MARINTEC SOUTH AMÉRICA – 15ª EDIÇÃO. A Marintec South America – Navalshore é a principal plataforma de negócio para encontrar inovações e conectar-se à comunidade marítima da América do Sul. O evento é o ponto de encontro da indústria naval que reúne armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores, nacionais e internacionais em um só lugar!
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: MARINTEC SOUTH AMÉRICA
06 a 09 de setembro Game XP. Imagine um parque com centenas de milhares de metros quadrados, 3 arenas olímpicas, e a oportunidade de viver experiências em coisas que nunca foram feitas antes? Este é o Game Park que será montado pela Game XP 2018. Serão 4 áreas lotadas de experiências: um total de 3 arenas + uma área externa de 100 mil metros quadrados!
Local: Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Mais informações: Game XP.
13 a 15 de setembro Rio Dental Show. Serão 3 dias reunindo 7 eventos dentro do mesmo evento e contemplando as principais áreas da odontologia: Meeting de Endodontia, II Encontro Jovem Dentista, Orthos Meeting de Ortodontia, Maxillares 2018 – Encontro Nacional de Cirurgia Bucomaxilofacial, CONAPE 2018 – Periodontia e Implantodontia, Harmonize 2018 – Meeting de Harmonização Facial e SMILES 2018 – Arte e Ciência Construindo Sorrisos.
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: Rio Dental Show
21 de setembro Marduk. A banda sueca de black metal Marduk chega em setembro, para ao menos três apresentações.
Já estão certos shows no Rio, Novo Hamburgo (RS) e São Paulo, respectivamente nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Locais e informações sobre venda de ingressos devem ser anunciados nos próximos dias.
Formado no início dos anos 1990, o Marduk tem hoje apenas um integrante original, o guitarrista Evil (nome artístico do músico Morgan Steinmeyer Håkansson). O álbum mais recente do grupo é “Frontschwein”, que saiu em 2015.. Local: em breve.
04 a 07 de outubro Festival Internacional de Dança do Rio. O Festival Internacional de Dança do Rio faz sua estreia na Cidade para promover oportunidades de aprendizado, vivência profissional e crescimento técnico e artístico.

Com jurados e professores nacionais e Internacionais, o FIDR vem para movimentar o Rio de Janeiro e abraçar a comunidade da Dança, trazendo conhecimento, possibilidades de estudo de âmbito nacional e internacional, além das premiações aos destaques da sua Mostra Competitiva.
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: Festival Internacional de Dança do Rio

24 de outubro Roger Waters. Turnê apresenta os destaques do trabalho inovador do artista e músicas dos melhores álbuns do Pink Floyd.
O artista Roger Waters retorna à América do Sul em 2018 com uma nova turnê, Roger Waters – Us + Them , que combina clássicos do Pink Floyd e novas canções de seu trabalho solo. Local: Maracanã.
Novembro Zytrons – Planeta de Andrômeda. Zytrons, idealizado por Roberto Medina é voltado para o público infanto-juvenil. A previsão é que o evento reúna atrações internacionais e nacionais.
O festival, que ocorrerá durante três fins de semana e com 24 grandes atrações musicais.
O novo festival pretende misturar música, games, entretenimento e discussões socioambientais, com uma temática alienígena. os brinquedos, como tirolesa e montanha-russa, serão usados durante o Zytrons.
Além dos shows, Zytrons terá nas arenas espetáculos do Cirque du Soleil e outro de patinação no gelo, além de uma montanha artificial de neve para esqui.
Local: Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
10 e 12 de novembro THE BEAUTY SALON – 18ª Feira de Beleza Profissional. O maior evento do setor profissional da área de CABELO e MAQUIAGEM, acontece de 10 a 12 de novembro no RIO DE JANEIRO. Oportunidade única! Você não pode perder!!!!! Fique atento as nossas REDES SOCIAIS, pois vamos divulgar a data de venda do primeiro lote de ingressos em breve.
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: THE BEAUTY SALON
26 a 28 de novembro Rio Water Week. O Rio de Janeiro se transformará na capital mundial da água com a realização deste evento internacional inédito no país. Profissionais, comunidade acadêmica, empresas e organizações internacionais se reunirão para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e no mundo.

Em 2018, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realizará no Brasil, pela primeira vez, o mais importante evento sobre água no mundo: a RIO WATER WEEK – Semana da Água do Rio, de 26 a 28 de novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Esta realização, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – ÁGUA E ESGOTO PARA TODOS ATÉ 2030!
Local: Riocentro Exhibition & Convention Center. Mais informações: Rio Water Week

07 a 09 de dezembro Cidade PCD – RIO. A segunda edição da Cidade PCD – Rio não será apenas uma feira, mas sim uma semana inteira dedicada à luta pela inclusão, com atividades por toda a cidade. As ações terão início em 03 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Grandes atrações estão sendo preparadas para o evento, colocando definitivamente a cidade do Rio como destaque nacional na luta pela inclusão.
Local: Centro de Convenções SulAmérica. Mais informações: Cidade PCD – RIO